Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=77db68eab0

Conheça o Guia Meninas em Rede

23 de outubro de 2020

Uma cartilha para fortalecer as redes de proteção e apoio contra a violência online para baixar e compartilhar

Todos os dias, meninas e mulheres sofrem diversos tipos de violência de gênero nos ambientes digitais. Com o distanciamento social que enfrentamos em 2020 e o aumento do tempo e da frequência com que ficamos conectados, é essencial orientar adolescentes e jovens para que saibam como identificar e como agir diante dessas situações.

Pensando em contribuir com esse debate, a Safernet – uma associação civil de direito privado que atua em todo o Brasil na promoção e defesa dos direitos humanos na internet, junto com o Unicef e apoio do Wurth Group – lançou o Guia Meninas em Rede – fortalecimento das redes de proteção e apoio contra a violência online.

Quem nunca imaginou transformar a internet num ambiente mais seguro para todas? Fazer dela um lugar onde é possível ser o que quiser com liberdade, respeito e todos os direitos garantidos? A gente já! 🙂 – Guia Meninas em Rede

O guia traz um glossário que explica os tipos mais frequentes de violências que atingem meninas e mulheres na internet e uma lista das leis vigentes no Brasil criadas para proteger vítimas de crimes digitais.

Além destas seções, também tem um passo a passo para engajar as redes de apoio – família, escola, amigas – e auxiliar a identificar e ajudar meninas que passam por violências desse tipo e sugestões de atividades para mapear e conhecer as redes locais e regionais disponíveis para apoio e proteção.

O guia contém ainda um passo a passo sobre como denunciar casos de violência de gênero na internet e uma página de perguntas e respostas para facilitar a identificação de casos e para saber como agir em cada um deles.

Sozinha, ninguém vai acabar com a violência de gênero na internet. Mas juntas e bem informadas é possível criar um grande movimento para transformá-la num espaço mais democrático e seguro. – Guia Meninas em Rede

Acesse o guia completo aqui, faça o download e compartilhe com a sua rede!

Acompanhe o trabalho da Safernet através do site da organização e visitando as páginas oficiais nas redes Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.