Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=224fae885e

Sobre a ECA

A Escola de Cidadania para Adolescentes (ECA) é uma iniciativa da Viração que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da participação e a promoção de direitos humanos de adolescentes e jovens.

Está sustentada na compreensão de adolescentes e jovens enquanto sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento e com potencial de intervir criativa e positivamente na sociedade. A formação política é uma estratégia importante para que possam exercer plenamente sua cidadania, a partir da compreensão do contexto socioeconômico, cultural e histórico no qual estão inseridos, bem como os mecanismos de funcionamento do Estado.

O projeto acredita que a participação de adolescentes e jovens é condição fundamental para o fortalecimento da democracia. Com duração de dois anos, consiste num percurso de mobilização e formação de 90 adolescentes nas cidades de Belém, Recife e São Paulo.

Prevê a realização de um percurso formativo em cada uma das cidades, composto por formação presencial e a distância sobre democracia, participação e políticas públicas, direitos humanos e educomunicação. Os marcadores de diferença como classe, raça, gênero e sexualidade serão tratados de forma transversal em todos os eixos do projeto.

Durante o percurso, os participantes farão um mapeamento afetivo dos territórios onde vivem para identificar oportunidades e desafios para viver a adolescência, além de elaborarem e implementarem ações de intervenção comunitária.

O projeto é realizado em cooperação internacional e conta com financiamento da Província Autônoma de Trento e parceria de implementação do Instituto Universidade Popular – UNIPOP, de Belém (PA) e a Auçuba Comunicação e Educação, de Recife (PE).