Convidado https://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=e3d4e6e259

Rapidinhas

Desafios do projeto em tempos de pandemia

30 de novembro de 2020

As diferentes realidades relacionadas às situações socioeconômicas de cada bairro já eram um ponto de observação da equipe do projeto. A qualidade do acesso à informação em mídia digital, ter ou não ter computador e/ou celular próprios são algumas das questões que atravessam a realização das atividades da ECA, mesmo em tempos anteriores à emergência sanitária. 

Com a adaptação do percurso formativo no ano da pandemia, uma das primeiras medidas adotadas foi fornecer pacotes de dados móveis para toda a turma, mesmo para aqueles que dividem os aparelhos eletrônicos com seus familiares. Outro recurso utilizado foi a criação de cartões convite para cada encontro do projeto, enviados como ação de mobilização para todos os adolescentes e jovens da turma.

Outro desafio para a participação dos adolescentes e jovens da turma da ECA Recife foram, sem sombra de dúvidas, as questões psicológicas que atingiram fortemente as juventudes brasileiras, impedidas de frequentar espaços de socialização e de acolhimento pelo distanciamento social. 

Para contornar essas situações foi necessário um acompanhamento pedagógico virtual mais focado e direto, por meio das redes sociais, para entender as necessidades e dificuldades de cada jovem durante o processo formativo.

Essas dificuldades técnicas e psicossociais acabaram, mesmo com as ações pedagógicas, o número de adolescentes que desistiram ou não conseguiram acompanhar todas as etapas do processo formativo da ECA.  O percurso foi encerrado com a participação de 19 adolescentes e jovens.

Encerramento virtual da ECA Recife

Facebook Comments

Facebook Comments