Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=5acd7fe58a

#Video – Preconceito no Futebol

20 de outubro de 2020

Jovens participantes do projeto Escola de Cidadania para Adolescentes no Recife produziram curta-metragem com o tema do machismo no mundo do futebol

O percurso formativo do projeto Escola de Cidadania para adolescentes no Recife foi atravessado pela emergência sanitária provocada pelo coronavírus. Depois das adaptações planejadas pela equipe da Viração e dos educomunicadores que atuam diretamente no projeto, a ECA garantiu a realização de oficinas e a construção coletiva de produtos educomunicativos abordando os temas que foram trabalhados nos encontros e reflexões virtuais.

Um destes produtos é o curta-metragem “Preconceito no Futebol”: uma produção coletiva que o 5º grupo de adolescentes e jovens da turma 2020 do projeto, todos moradores do bairro do Alto José Bonifácio. A turma optou por planejar uma proposta de TV Comunitária para o território e produziram, como primeiro conteúdo deste canal, o curta-metragem do qual participaram desde as etapas de escrita do roteiro até a atuação.

O tema central que acompanha o curta-metragem é uma proposta de reflexão sobre o machismo estrutural presente no preconceito em relação ao futebol feminino, sobre a dificuldade de encontrar times femininos e os espaços para que elas possam praticar o esporte livremente.

Arte de capa do curta-metragem “Preconceito no Futebol”

O curta-metragem “Preconceito no Futebol” foi lançado em uma sessão virtual que contou com a exibição do filme e um debate sobre o tema, que reuniu as e os jovens com pessoas da comunidade convidadas.

Mesmo com limites impostos pela pandemia, consideramos esta etapa muito importante para a autoestima das educandas e educandos que viram suas produções e ações visibilizadas na sua comunidade e espaços possibilitando mostrar suas experiências para os seus familiares e amigos. – Ana Paula Ferreira e Tarcísio Camêlo, educomunicadores do projeto.

O projeto Escola de Cidadania para Adolescentes foi realizado no Recife pela Viração Educom em parceria com a instituição ACESA – Associação Cultural Esportiva Social Amigos e a Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura. O filme está disponível no canal da ACESA no YouTube. Assista: