Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=70d4a7dd27

Planos de ação: mapeamentos do territórios e educomunicação

5 de dezembro de 2020

Após a realização do ciclo formativo, a turma foi organizada em pequenos grupos para construir planos de ação para enfrentar algumas das problemáticas mapeadas em seus territórios.

As equipes foram estimuladas a atuar ativamente nos territórios implementando ações com apoio pedagógico e material do projeto. A equipe seguiu mediando os processos por meio de plataformas de educação à distância, com encontros virtuais de monitoramento e articulação com os grupos de adolescentes.

As propostas de ação planejada que foram apresentadas pelos grupos precisaram ser adaptadas para respeitar as medidas de segurança e isolamento social que estavam em vigor no momento da sua execução.

Três grupos, formados por adolescentes de uma casa de acolhimento do município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, participaram da formação da ECA e optaram por produzir e realizar sessões de cineclube, respeitando o distanciamento social e, a partir do cinema, realizar ações educomunicativas abordando direitos humanos e o combate ao racismo com outras adolescentes e jovens da mesma casa de acolhimento.

Um desses grupos distribuiu ainda, antes da sessão de cineclube, um fanzine artesanal produzido pelas próprias integrantes do grupo sobre o combate ao racismo com o objetivo de compartilhar e fortalecer ainda mais a discussão para além da exibição do filme.

Sessão do Cineclube da ECA Recife

O quarto grupo, formado por adolescentes de Olinda, Recife e Jaboatão, produziu de forma online o Sarau Poético de Jovem para Jovem, articulando a juventude das suas comunidades e escolas para participar da ação cultural.

Flyer convite para atividade da ECA Recife

O evento virtual foi realizado na plataforma de videoconferência Google Meet, aberto ao público geral e contou ainda com a participação de apresentações culturais de música e poesia, promovendo o protagonismo da juventude popular urbana a partir da arte.

Encontro virtual da ECA Recife

Já o quinto grupo, formado por adolescentes e jovens do bairro do Alto José Bonifácio, optou por planejar como ação uma proposta de TV Comunitária e produziram como primeiro conteúdo um curta-metragem sobre o preconceito no futebol contra mulheres, que contou com a participação das/dos adolescentes em todas as etapas de elaboração do conteúdo.

Sessão virtual de lançamento do curta metragem

Mesmo com limites impostos pela pandemia, esta etapa foi essencial para a autoestima das e dos jovens participantes da turma, que puderam levar o que apreenderam das discussões das oficinas e ter suas produções educomunicativas visibilizadas na sua comunidade e espaços de socialização, familiares e amigos.