Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=e709b36a0d

Escola, cidadania, juventudes, afetividades: as primeiras oficinas da ECA em São Paulo

3 de dezembro de 2018

Para começar as atividades do ciclo de oficinas da Escola de Cidadania para Adolescentes em São Paulo, foram elaborados encontros com atividades pensadas para aproximar as e os jovens participantes e mapear afetividades com suas comunidades e territórios.

No primeiro encontro, a integração. Os jovens foram convidados e produzir seus crachás de identificação marcados com diferentes cores que representavam as regiões de onde vieram. Em seguida, uma roda de apresentações fez com que eles e elas dialogassem sobre vivências e preferências individuais e comuns.

Após conhecerem a plataforma da ECA, a programação e o plano de atividades para as oficinas, a turma foi chamada a uma reflexão sobre os conceitos de Escola, Cidadania e sobre Ser Adolescente. A ideia central desta atividade é captar referências e experiências que cada jovem traz quando pensam sobre cada um dos conceitos propostos.

“O que é a escola?”, “Como a escola pode ser legal?”, “O que é cidadania e o que adolescentes têm a ver com isso?”, “O que é ser adolescente?” – estas e outras perguntas foram objeto de debate entre as e os jovens que, divididos em três grupos, produziram um cartazes com a síntese das discussões. Cada grupo apresentou seu cartaz e suas reflexões para os demais e escreveram sobre suas expectativas quanto ao projeto.

No segundo encontro, algumas dinâmicas e atividades colaborativas contribuíram para o mapeamento afetivo dos territórios, direitos, participação social, identidades e pertencimentos, além de definir acordos de convivência para as oficinas – um exemplo ilustrativo de como estes acordos estão presentes e são necessários para convivência em sociedade.

Após uma conversa inicial sobre as expectativas que as e os jovens relataram no final no primeiro encontro, uma ‘chuva de ideias’ iniciou trouxe para o centro da conversa o significado do termo mapeamento afetivo.

Para encerrar o segundo encontro, a dinâmica ‘Word Café’ dividiu a turma em grupos que, ao redor de mesas, discutiram os temas propostos na chuva de ideias: a cada 20 minutos, os grupos trocavam de mesa e passavam a debater um novo tema do mapeamento afetivo, com a ajuda dos educadores, que ficaram responsáveis por acompanhar a aplicação de um questionário que sistematizou o resultado das discussões.