Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=70d4a7dd27

Rapidinhas

Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030

20 de Maio de 2020

Já parou para pensar em como seria o mundo ideal? Esse mundo sustentável para todos já foi imaginado e chegou a hora de construirmos ações concretas.

Por Amanda Costa

Olá galerinha, tudo bombom?

Eu sei que nosso mundo está uma loucura, muitas bad vibes estão rolando, mas quero te convidar a sonhar com um mundo melhor. Você já parou para pensar em como seria o mundo ideal?

 

Achou o exercício difícil? Espera, vou te ajudar: que tal um mundo fundamentado na paz, onde as pessoas são valorizadas, parcerias são feitas com o objetivo de cuidar do planeta e a prosperidade é uma simples consequência de um sistema justo, colaborativo e harmônico?

Talvez você esteja pensando:

Wowwwwwww, que coisa linda! Será que esse mundo é possível?

Acredite, caro leitor, não é mera utopia! Essas são as diretrizes dos 5Ps da Sustentabilidade, que nasceram com um plano baphônico dos Estados, empresas e sociedade civil para alcançar um desenvolvimento sustentável “sem deixar ninguém para trás.” A discussão ocorreu em setembro de 2015, quando 193 países membros da ONU adotaram uma nova política global: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Através de um documento ambicioso, visionário e ousado, foram adotados 17 Objetivos, 169 metas e 231 indicadores com o principal objetivo de possibilitar um desenvolvimento sustentável para T-O-D-A-S as nações, a partir da adoção de políticas públicas, medidas econômicas e ações sociais que viabilizassem a concretização da Agenda 2030.

Galera, sustentabilidade não se restringe ao pessuhippie, que fala “#Gratidão” ao invés de “obrigado”, frequenta restaurantes veggies e curte abraçar uma árvore. Além da dimensão ambiental, os aspectos social e econômico também estão envolvidos, sendo utilizados a partir da ótica do tripé de desenvolvimento sustentável, com o intuito de construir um mundo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável.

 

Viiiiiiu que o mundo ideal já foi imaginado? Agora precisamos arregaçar as mangas e construir essa realidade. A agenda é simples, mas os desafios são complexos: todo esse debate engloba questões de alcance sistêmico, como financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional.

Dentro desse cenário abstrato, os recursos financeiros e o engajamento social foram caracterizados como as questões mais importantes da Agenda 2030. Para que os ODS sejam implementados com sucesso, é necessário mobilizar recursos nacionais, procurar medidas de financiamento público internacional, engajar a sociedade civil, assegurar a participação assídua do setor empresarial e disponibilizar o fornecimento de dados para que o acompanhamento das metas estabelecidas seja realizado com sucesso.

Querides, bora ser diretes: precisamos urgentemente criar ferramentas e mecanismos que possibilitem o engajamento tanto de crianças, como de jovens e adultos, num trabalho conjunto entre governo, sociedade civil e empresas. Esse rolê é tipo “ninguém solta a mão de ninguém e bora juntes construir um novo mundo.”

 

Apesar do Brasil passar por momentos de instabilidade política que dificultaram a priorização da agenda, está na hora de tampar o buracão deixado pelo governo federal. Desse modo, grupos organizados da sociedade civil e alguns agentes empresariais são os agentes que estão possibilitando o alcance da Agenda 2030!

Agora eu te pergunto: o que aprendemos com essa situação?

Uma coisa é fato: não podemos ficar parados aguardando a solução! Também é o nosso papel (xòfens lacradores que desejam ser parte da solução) buscar ferramentas criativas para divulgar os ODS, mobilizar atores chaves da sociedade e incidir politicamente nos níveis local, nacional e internacional para assegurar que o acordo seja cumprido.

Bora territorializar essa agenda! Vamos adotar atividades sustentáveis no nosso dia a dia, promover debates (explica para o crush o que são os ODS) e puxar ações arrasadoras para transbordar esse discurso. Somos agentes de transformação e estamos dispostos a construir o mundo dos nossos sonhos! 🙂