Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=97a703965a

A Escola de Cidadania para Adolescentes chegou a Belém do Pará

20 de dezembro de 2018

Em dezembro, por meio de uma parceria entre a Viração e a Unipop (Instituto Universidade Popular), o projeto começou a ser implantado na cidade, envolvendo 34 adolescentes entre 14 e 19 anos de Belém e da região metropolitana em atividades de formação para a cidadania, produção de conteúdos e realização de ações comunitárias.

As ações começaram no dia último dia 03, na sede da Unipop, com uma conversa sobre como as e os adolescentes gostariam que fosse uma escola, quais suas ideias sobre cidadania e sobre adolescência e quais os direitos básicos. Assim, a turma traz reflexões que podem tanto contribuir para que o processo de formação atenda suas expectativas, quando iniciar uma conversa sobre as concepções que carregam sobre cada um desses conceitos.

Ainda no primeiro dia, a galera falou sobre o que poderia agregar pluralidade ao espaço físico e não físico, nos dias seguintes de encontro. Além de iniciarem os preparativos para a realização de mapeamentos afetivos de suas comunidades, lançando um olhar sobre seus bairros/periferias e trazendo como elemento principal as problemáticas enfrentadas no dia a dia, assim como ações de mudanças para a melhoria e garantia/valorização da vida da juventude.

O projeto segue durante todo o primeiro semestre de 2019 e essa turma ainda vai fazer muita coisa junta, em prol de uma cidadania efetiva para a juventude de Belém.