Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=3b7ce4e190

Mão na Massa

Democracia

Que tal aprofundar o que você aprendeu até aqui e compartilhar com outras pessoas? Dá uma olhada na proposta de atividade e mãos na massa!

Do que vamos precisar:

Cartolina ou quadro, cola, canetões.

Como vamos fazer:

Passo 1:

Reúna a galera em uma roda e anime uma “chuva de ideias” sobre democracia. A ideia é que cada pessoa fale o que vem à cabeça quando pensam na palavra democracia. Registre no quadro ou cartolina as ideias que surgirem, para que todos possam visualizar. Ao final da chuva de ideias, apresente e discuta com a galera os principais aspectos do conceito e a contextualização histórica apresentada no texto. Qual a importância da democracia? O que significa poder do povo? Vivemos uma democracia plena no Brasil? Quais os momentos marcantes da história política do país? Lance essas e/ou outras perguntas para animar a conversa.

Passo 2:

Divida a turma em dois grupos. Eles vão discutir o seguinte: a) O primeiro grupo vai pensar nas formas de participação democráticas previstas na Constituição, como o voto, as conferências, os conselhos, audiências, etc. O que sabem sobre elas? Quais as dificuldades da participação nesses espaços? b) O segundo vai discutir situações de participação na família, na escola, grupos, igreja, e outros espaços mais próximos de cada um. Como foi participar? As decisões foram democráticas? Foi um processo simples ou complicado? Por que?

Os grupos devem montar uma apresentação para debate.

Passo 3:

Agora, os grupos devem apresentar suas produções. Anime que as pessoas comentem os aspectos trazidos em cada apresentação, para aprofundar o debate. Quais os desafios da participação popular no Brasil? Pense, especialmente, na situação de adolescentes e jovens.

Conclua a atividade com uma avaliação breve ou um abraço coletivo, para celebrar o poder do povo!

Tá na mão:

Se liga nessas dicas para aprofundar a discussão.

Assista no YouTube aos vídeos

Política sem Mistério

Sistema Político do Brasileiro. E eu com isso?