Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=97a703965a

Mão na Massa

Participação

Faça você mesmo

Que tal aprofundar o que você aprendeu até aqui e compartilhar com outras pessoas? Dá uma olhada na proposta de atividade e mãos na massa!

Do que vamos precisar

Cordão, tesoura, grampeador, pregador, imagens de grupos de jovens, cartolina, canetão, aparelho de som.

Como vamos fazer

Passo 1: Prepare o espaço com um varal cheio de recortes de jornais e revistas, que mostrem grupos de jovens participando de alguma atividade cultural, esportiva, comunitária ou política (um grupo de teatro, de skatistas, uma banda de música, um time de basquete, um grêmio estudantil, um movimento social por direitos, uma rádio comunitária, uma manifestação política, etc). Produza um cartaz com a pergunta: “O que é participação?” e inclua no meio da exposição de imagens. E também espalhe pelo varal várias folhas em branco, você vai precisar de uma folha para cada participante da atividade.

Passo 2: Antes de convidar o grupo para entrar na sala, coloque uma música de fundo e peça para que cada participante, em silêncio, escolha uma imagem com a qual se identifica, pegue uma das folhas em branco e escreva o que é, para ele, participar. Em seguida, faça uma roda de apresentação, onde cada pessoa deve falar sobre a imagem que escolheu e sobre o que entende por participação.

Passo 3: Divida a turma em dois grupos, peça para os grupos construírem um quadro do que motiva e o que desmotiva a participação em diferentes espaços: na escola, na comunidade, na sociedade. Quais o desafios de envolver outros adolescentes e jovens nesses espaços de participação, caso o grupo inteiro já participe. Ao final, os grupos devem compartilhar uns com os outros suas produções.