Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=97a703965a

Mão na Massa

Educomunicação

Que tal aprofundar o que você aprendeu até aqui e compartilhar com outras pessoas? Dá uma olhada na proposta de atividade e mãos na massa!

Do que vamos precisar:

Câmeras fotográficas ou celulares.

Como vamos fazer:

Passo 1

Selecione uma pessoa para ficar em pé em algum canto da sala, parada (modelo). Divida os demais em quatro grupos, cada um desses grupos deve escolher uma pessoa para ser fotógrafa. Posicione os fotógrafos e seu grupo em lugares diferentes em relação ao modelo: um de frente, no melhor ângulo e próximo; os demais em espaços laterais, ou atrás, com maior distância em relação ao modelo. Depois de posicionar todos no espaço, peça que tirem uma foto do rosto do modelo.

Passo 2

Em seguida, converse com os grupos sobre as dificuldades encontradas e como a posição privilegiada ou não de cada um no espaço impactou no resultado da foto.

Nesse sentido, pode-se fazer o paralelo entre a posição de favorecimentos da grande mídia em relação a mídia independente. E como seus privilégios beneficiam o acesso do grande público ao que é produzido por eles, seu olhar sobre o objeto fotografado e por consequência sua visão de mundo.

Aproveite para conversar como a mídia retrata os adolescentes e jovens brasileiros. E como a Educomunicação pode contribuir para construir outras narrativas.

Outras experiências:

viracao.org