Convidado http://escoladecidadania.org.br/wp-login.php?action=logout&redirect_to=%2F&_wpnonce=ee24f7622e

Mão na Massa

Adolescência

Que tal aprofundar o que você aprendeu até aqui e compartilhar com outras pessoas? Dá uma olhada na proposta de atividade e mãos na massa!

Do que vamos precisar

Um poema ou uma música que represente a adolescência e juventude, papel sulfite, canetinha, cartolina, cola, régua e tesoura.

Como vamos fazer

Passo 1. Para começar a conversa, compartilhe com todo o grupo o poema ou música escolhida, discuta sobre quais lembranças a música ou poema trazem. Em seguida, peça que cada um construa uma metáfora sobre o que é ser adolescente e jovem. Depois, todos devem apresentar suas produções.

Passo 2: Divida os participantes em pequenos grupos. Cada grupo vai discutir uma das perguntas abaixo e depois construir um cartaz, poesia, desenho, música ou qualquer outra forma de expressão artística sobre o que conversaram para apresentar aos outros grupos. Os grupos não devem saber o que os outros estão discutindo.

Grupo 1: Como é ser adolescente e/ou jovem? Quais as alegrias, medos, dores desse momento da vida?

Grupo 2: Como a sociedade vê os adolescentes e/ou jovens? O que a mídia diz sobre os adolescentes e jovens?

Grupo 3: Quais são os direitos dos adolescentes e jovens? Esses direitos são plenamente respeitados no Brasil? Por quê?

Passo 3: Cada grupo apresenta seus trabalhos e todos discutem sobre as questões que aparecerem.

Tá na mão:

ECA